This post was most recently updated on outubro 11th, 2023
RPM e CPM costumam ser duas métricas que confundem novos editores. Embora ambos possam ser usados para determinar o desempenho da monetização do seu site, há diferenças importantes entre os dois.
CPM é o valor que os anunciantes estão dispostos a pagar por 1000 impressões. RPM, por outro lado, é o valor total da receita de anúncios que um editor deve ganhar por 1.000 visualizações de página.
A confusão entre RPM e CPM é uma realidade para quem monetiza sites com anúncios. Qual é mais eficaz quando se trata de medir o desempenho do site e a receita? O foco realmente deve ser no RPM em vez do CPM?
As duas métricas dizem respeito a receita do site, mas de formas diferentes. Veja:
CPM, ou custo por mil, é o custo para cada 1.000 impressões que os anunciantes interessados em seu inventário estão dispostos a pagar. Quase todo mundo na indústria de marketing digital está familiarizado com o que são CPMs.
No entanto, ele é geralmente considerado uma métrica do lado do anunciante, pois é eficaz no rastreamento de despesas para campanhas.
Para calcular o CPM, use a seguinte fórmula:
CPM = (orçamento da campanha / número de impressões) * 1000
Por exemplo, o orçamento do anunciante para uma campanha é de $20 e o anúncio recebe 2.000 impressões. Para calcular o CPM:
CPM = ($20 / 2.000) x 1000 = $10
O que significa que o anunciante está disposto a gastar $10 para cada mil impressões!
Com anúncios baseados em um modelo de CPM, o editor ganha cada vez que o anúncio é veiculado. Deve-se observar, no entanto, que cada site terá um desempenho de CPM diferente.
Isso ocorre porque vários fatores podem afetar o CPM, como dispositivo, localização geográfica, nicho, orçamentos dos anunciantes e visibilidade do anúncio.
RPM, ou receita por mil, é definido como o custo para cada 1000 visualizações de página. É um indicador eficaz do que um editor está ganhando com o tráfego total de seu site.
É considerado uma métrica do editor porque, ao contrário do CPM, o RPM leva em consideração as visualizações de página de um site e não depende apenas das impressões de anúncios. O RPM também considera todos os anúncios nas páginas do seu site.
Por exemplo, essa métrica te ajuda a comparar os ganhos de diferentes layouts de página, origens de tráfego ou tipos de conteúdo.
Aqui está a fórmula para calcular o RPM:
RPM = (receita / visualizações de página) * 1000
A RPM leva em consideração os ganhos de todos os blocos de anúncios em uma página. Se seus ganhos estimados em uma página forem de $7,650 em um mês, para 6,000,000 de impressões, o RPM para essa página seria:
RPM = ($7,650 / 6,000,000) x 1000 = $1,275
Isso significa que os blocos de anúncios nessa página específica do site, te renderam $1,275 de receita em um mês.
O RPM da sessão é uma boa métrica para analisar o desempenho geral do site. Essa métrica mostra os ganhos de todo o site com anúncios, por cada visitante.
Para calcular o RPM da sessão, divida seus ganhos por sessões, em seguida multiplique-os por 1.000.
RPM da sessão = (receita / número de sessões de usuários) x 1.000
Digamos que nossas sessões de hoje no nosso site foram 54.403, que geraram $120,68 em ganhos estimados.
RPM da sessão = (120,68 / 54.403) x 1.000 = $2,22
Isso significa que ganhamos $2,22 por cada 1000 sessões que os usuários passaram em nosso site.
RPM | CPM |
Também conhecido como receita por mil | Também conhecido como custo por mil |
Vários modelos de RPM:
1. RPM de impressão 2. RPM de anúncio 3. RPM de página 4. RPM de solicitação de anúncio |
Dois modos de CPM:
1. CPM 2. eCPM eCPM = CPC*CTR*1000 (As métricas de eCPM basicamente avaliam seu salário do AdSense) |
RPMs do Google AdSense | CPM é bem conhecido por causa do Header Bidding |
Calcula a receita total de anúncios do editor. | Calcula o preço de custo do anunciante. |
Tabela 1: RPM vs. CPM
Como você pode ver, o CPM é mais focado no orçamento do anunciante ou agência de publicidade. A melhor métrica para os editores seria de fato o RPM.
Com o RPM você pode analisar e fazer mudanças no site, que afetam diretamente o desempenho dos anúncios nele.
Por exemplo, se uma página tem baixo RPM, você pode mudar o posicionamento dos anúncios ou o layout.
É claro que o CPM aparecerá nos seus relatórios do Google Ad Manager e do PubGuru, caso você já seja um parceiro nosso. Mas os números de RPM e CPM são sempre diferentes, um pode ser mais baixo que o outro.
Então, mantenha um olho no CPM, para ver o quanto de receita as unidades de anúncios estão gerando, e outro no RPM, para descobrir o que pode ser melhorado do seu lado.
Quanto mais atento ao RPM, mais melhorias você pode ir fazendo. Conforme elas derem certo, seu CPM tende a subir.
Agora que você já sabe o papel de RPM e CPM na monetização do seu site, venha sofisticar seus relatórios.
Com o PubGuru, você moderniza seus relatórios, construindo-os como desejar. Também tem acesso a um relatório de discrepâncias, obtendo clareza das diferenças entre as redes de anúncios e o que aparece no Google Ad Manager.
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