This post was most recently updated on May 26th, 2021
Ao comparar RPM e CPM, há algumas distinções claras a serem feitas. RPM é uma métrica usada para determinar a receita total de anúncio que um editor está definido para ganhar por 1.000 impressões de anúncio. CPM, por outro lado, é o valor que um anunciante pagará por 1.000 impressões de anúncios embora os dois sejam usados de forma intercambiável na indústria da mídia digital.
Neste guia, desvendaremos o significado de cada métrica e ajudaremos você a solucionar qualquer confusão que você possa ter em torno desses termos principais. No final do guia, você poderá falar com confiança sobre essas métricas e impressionar sua equipe! Vamos começar…
RPM ou receita por mil impressões vem dos ganhos e impressões estimados que você pode ganhar a cada 1000 impressões recebidas.
Pode ser confundido com um valor de pagamento, mas, na realidade, é mais uma estimativa do que o editor poderia ganhar com a receita de anúncios.
Como se trata de uma estimativa, nem sempre é o valor exato que um editor receberá por suas impressões de anúncios.
O RPM é calculado da seguinte maneira:
RPM = (Ganhos estimados / número de impressões) * 1000
Aqui vai um exemplo simples para explicar melhor o RPM.
Digamos que seus ganhos estimados sejam de $10,000 a partir de 10,000,000 de impressões; então você pode calcular seu RPM como:
($10,000 / 10,000,000) * 1000 = $1.00 RPM
Por outro lado, se seus ganhos estimados forem de $7,650 para 6,000,000 de impressões, o RPM para essa página seria:
($7,650 / 6,000,000) * 1000 = $1,275 RPM
Também existem diferentes tipos de fórmulas de RPM, como RPM de página, RPM de impressão e RPM de anúncio.
Para saber mais sobre o RPM de sessão e o RPM de página, temos outro guia aqui: https://www.monetizemore.com/blog/what-is-rpm-session-page-ad/
CPM, por outro lado, é o custo por 1.000 impressões de anúncios do anunciante. A maioria das pessoas da indústria conhece esse termo, e ele é usado de maneira descontrolada no lado editorial como uma métrica para o anunciante fazer um rastreamento.
Os anúncios de CPM diferem dos anúncios de CPC. Sempre que um anúncio de CPM é exibido no site de um editor, ele obtém receita com isso. Com anúncios de CPC, toda vez que um anúncio é exibido no site do editor e um usuário clica nele, o editor ganha receita com o anúncio.
Para calcular o CPM, use a seguinte fórmula:
CPM = (Custo da campanha / número total de impressões) * 1000
Aqui vai um exemplo simples para explicar melhor o CPM:
Vamos supor que o anunciante tenha um orçamento de anúncio de $10,000. Eles lançaram uma campanha publicitária de CPM e receberam 10,000,000 de impressões para a campanha.
Qual é o CPM do anunciante nesse caso?
CPM = ($10,000 / 10,000,000) * 1000 = $1.00
Para obter mais informações sobre CPM, leia nossa postagem no blog sobre CPM x ECPM aqui: https://www.monetizemore.com/blog/cpm-vs-ecpm/
O RPM e o CPM são métricas semelhantes, mas é no RPM que um editor deve focar. Já o CPM é o foco do anunciante. Como editor, é essencial entender a diferença entre essas métricas para otimizar suas receitas com anúncios. No entanto, maximizar as receitas de anúncios é mais do que apenas entender algumas métricas de publicidade.
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Kean Graham is the CEO and founder of MonetizeMore & a pioneer in the Adtech Industry. He is the resident expert in Ad Optimization, covering areas like Adsense Optimization,GAM Management, and third-party ad network partnerships. Kean believes in the supremacy of direct publisher deals and holistic optimization as keys to effective and consistent ad revenue increases.
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